SANTOS: (13) 99729-4518

NOVIDADES - A importância do uso do filtro solar no inverno

29Jun2024

O uso do filtro solar deve ocorrer mesmo durante o inverno, é fundamental para evitar queimaduras de pele, envelhecimento precoce e até mesmo o desenvolvimento de alguns tipos de câncer. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil.

A terceira idade é um grupo particularmente vulnerável ao câncer de pele. Isso se deve ao efeito cumulativo da radiação solar ao longo dos anos, o que faz com que a doença seja mais frequente entre os mais velhos. Estudos recentes no Brasil têm destacado que o câncer de pele pode ser a "porta de entrada" para o desenvolvimento de outros tipos de câncer em diferentes órgãos e regiões do corpo, não apenas na pele.

Apesar de todos esses cuidados, é importante lembrar que o contato moderado com o sol é benéfico e contribui para uma vida saudável, ajudando na absorção de substâncias essenciais pelo corpo, como o cálcio pelos ossos. Estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) indica que o uso de filtro solar não impede a absorção de vitamina D pelo organismo.

Os filtros solares devem ser aplicados 30 minutos antes da exposição ao sol e a frequência varia de acordo com cada situação, mas em geral reaplicar a cada 2 horas, evitar a exposição ao sol principalmente nos horários mais intensos, das 10 às 16 horas, também é importante que se estimule a procura por proteção física como o uso de chapéus, guarda-sóis, óculos escuros, camisas de mangas longas e áreas de sombra que reduzem em até 50% a intensidade das radiações UV.

A aplicação correta e frequente do filtro solar, aliada à proteção física e ao equilíbrio na exposição solar, são práticas essenciais para manter a saúde da pele e prevenir doenças graves. Ao seguir essas recomendações, é possível aproveitar os benefícios do sol de forma segura e saudável, preservando o bem-estar ao longo da vida.

Fonte: Sociedade brasileira de dermatologia (SBD); Instituto nacional do câncer (INCA).